Resumo Livro de Finanças Corporativas - FGV
Capítulo 1 – Visão Geral de Finanças
Brealey y Myers - Pode-se dizer que uma boa decisão de investimentos é aquela que resulta na compra de um ativo que vale mais do que custa, ou seja, um ativo que traga uma contribuição liquida positiva para o valor. O segredo do sucesso em administração financeira é aumentar valor.
Gitmann - podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar fundos. As finanças ocupam-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
Ross, Westerfield e Jaffe – a finalidade da empresa é criar valor para seu proprietário.
Identificando os aspectos relevantes para análises fundamentalistas
Identificação e representação de um ativo
Sempre existe um ativo envolvido numa decisão administrativa. A identificação de uma ativo qualquer sob analise financeira implica em determinações dos fluxos de caixa que esse ativo pode gerar para seus investidores. O fluxo de caixa que interessa para a tomada de decisão administrativa é o fluxo de caixa operacional, incremental, livre após o pagamento de taxas e impostos.
Eis as características dos fluxos de caixa que são relevantes para a avaliação: valor do investimento e dos FCs, o tempo (timing) dos pagamentos ou recebimentos; riscos ou incertezas dos fluxos de pagamento, sinais dos fluxos de caixa (entradas ou saídas)
Identificação do ambiente
Para efeitos de estudos e métodos de análise. Fazem-se considerações sobre hipóteses em que se reproduza o ambiente real e estudam-se aspectos relativos à determinação do valor de ativos (avaliação).
Identificação do investidor
Existem fundamentalmente dois tipos de investidores: credores ou sócios. Dependendo do risco e do retorno oferecidos pelos ativos, os investidores decidem se querem ou não investir. O comportamento típico dos investidores é a aversão ao risco e são insaciáveis com relação aos retornos. Para um mesmo nível