Resumo do livro Finanças Corporativas, 10ª. Edição FGV
Resumo do livro Finanças Corporativas, 10ª. Edição FGV
Aluno: Raul
Turma:
Capitulo 1 – Introdução
O capitulo 1 traz uma abordagem geral sobre o estudo de finanças com foco principal em auxiliar o administrador financeiro em tomar a melhor decisão em relação aos projetos de investimentos, de forma a maximizar a riqueza do investidor.
Para que a decisão financeira ótima seja tomada, o administrador financeiro deve identificar os aspectos relevantes do projeto, as relações envolvidas entre o risco e o retorno e os fluxos de caixa dos ativos.
Com relação aos aspectos relevantes para analises financeiras é de fundamental importância identificar os ativos envolvidos e representa-los através de seus fluxos de caixas futuros projetados.
Os ativos podem ser tangíveis, intangíveis, base ou derivativos. Os ativos tangíveis são aqueles que você pode medir, tocar, pesar, como um prédio, máquinas, veículos, etc. Os intangíveis são aqueles em que não se pode ver ou tocar, como marcas e patentes, fundos de comercio, etc. O ativo base é aquele que tem valor por si próprio, como a mercadoria soja. Os derivativos são aqueles que dependem do valor de outro ativo base, como um contrato futuro de compra ou venda de soja.
Após a identificação do ativo deve-se determinar quais serão seus fluxos de caixa operacionais incrementais livres de taxas e impostos que ele poderá gerar para seus investidores.
Os fluxos de caixa futuros tem as seguintes características relevantes para a a análise financeira:
1- Valor (tamanho e volume) do investimento e dos FCs em reais;
2- Timing (datas ) dos pagamentos ou recebimentos;
3- Risco e incerteza do fluxo de pagamentos ou recebimentos;
4- Sinais dos fluxos de caixa (entrada ou saída de caixa).
Podemos representar uma sequencia de fluxo de caixa através do seguinte diagrama: +FC1 +FC2 +FC3 +FCn
0
1 2 3 n Io
Io – Investimento inicial (fluxo de caia inicial) para