Resumo livro Comunicação Jurídica e escrita
Fundação Oswaldo Aranha
Curso Direito
Resumo do Livro
Técnica de comunicação Jurídica escrita
Alunas:
Laiane da Costa Bernardes (201420596)
Josiane de Oliveira Leal (201420558)
Volta Redonda
2014
Resumo
O livro técnica de comunicação e escrita de Izidoro Blikstein, fala sobre meios de se produzir um bom texto.
No primeiro capitulo o autor narra uma historia em que um gerente, escreve um e-mail para a sua secretaria, pedindo para que ela comprasse uma passagem no trem das 8 horas.
Mas a secretaria quando lê entende o e-mail de uma outra forma, diferente da ideia que o gerente estava querendo passar. Com isso a secretaria não cumpri-o com sua tarefa de forma correta, fazendo com que o gerente perdesse a sua reunião importante.
A mensagem que o autor quer passar no capitulo e que, se as pessoas não escrevem adequadamente, elas transmitem sua ideia incorretamente, podendo trazer varias consequências. Com isso deve-se prestar muita atenção na forma como se passa uma mensagem para quem for, porque as pessoas tem diferentes formas de interpretar. Então as mensagens, textos, cartas, enfim... Tem que ser o mais claro possível.
No segundo capitulo, com base na historia anterior, o autor da dicas de como produzir um bom texto.
Um bom texto, deve ser claro, usar normas gramaticais corretamente, ser agradável, educado, com esse requisitos e possível passar uma mensagem com fácil entendimento para o leitor (destinatário).
O autor também fala de um tripé da comunicação escrita, que seria as três funções básicas, sendo elas, produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir.
O terceiro capitulo, o autor fala sobre três peças fundamentais para um e-mail, sendo elas o remetente, mensagem e destinatário, que são estruturas de comunicação.
O autor também explica que a função do remetente e fazer com que o destinatário compreenda a mensagem, e assim