Resumo livro biologia genética
Prefácio
A genética revolucionou a ciência, principalmente no âmbito biológico, mas também proporcionou novas indagações ao âmbito ético. A influência dos médicos na realização de exames e pesquisas nesta área, as contradições do direito e a incompetência da psicanálise são os principais problemas que permeiam esta temática.
No entanto, não fora somente no meio acadêmico que o estudo dos genes gerou impacto. Os veículos de comunicação difundiram o assunto gerando aumento e aprimoramento no debate sobre tais temas. A permanente construção dos consensos científicos e éticos acrescidos do avanço industrial amplia a participação social e desafia a consolidação de uma política pública adequada. Desta forma, destaca-se a relação do ser humano consigo mesmo. Há duas décadas o direito desenvolveu o biodireito para orientar as ações jurídicas perante as inovações científico-tecnológicas.
Introdução
O livro tem como objetivo de elaboração a incitação da discussão, reflexão e construção de opinião sobre as implicações do avanço cientifico: reprodução assistida, diagnostico pré-natal, diagnóstico de pré-implantação, seleção de embriões, células tronco, clonagem, terapia genética, manipulação dos gentes, etc.
A autora trabalha com a distrofia muscular de Duchene porque ao início de sua carreira, ela participara do aconselhamento genético de uma moça que queria saber se tinha a possibilidade de numa possível gravidez seu descendente desenvolver tal enfermidade. Entretanto, na época a autora não podia fazer nada para ajuda-la e a partir de então ela decidiu que aquela problemática seria o enfoque de seus estudos.
Distrofia muscular de Duchene: é a forma mais comum e severa de distrofia muscular, ligada ao cromossomo X, que afeta especialmente crianças do sexo masculino. É caracterizada pela progressiva e irreversível degeneração da musculatura esquelética, resultando e uma fraqueza muscular generalizada, em consequência da falta