Mendel: o pai da genetica
MENDEL
O Pai da Genética
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Temas de Biologia III, no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais- Física , na Universidade do Estado do Para. Prof. M. Sc. Luiz Alberto Cavalcante Guimarães.
Castanhal - Pa 2011
RESUMO
Esta pesquisa vem mostrar os conceitos básicos da genética, quem foi e o que fez Gregor Mendel. Este monge que foi titulado como o “Pai da Genética”, não ganhou esse titulo por nada, Mendel foi um grande pesquisador, e seu maior feito foi provar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos, que são passados uma geração para outra, atualmente a esses fatores foi dado o nome de Genes. Será abordado também a 1° Lei de Mendel é os métodos que ele usou para provar sua teoria, sendo que a mais conhecida é a experiência com ervilhas, esta contribui muito para o surgimento do que conhecemos hoje como Genética. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa em vários sites diferentes, alguns estão citados no decorrer do texto, livros também foram utilizados mas serviram apenas para leitura e compreensão do objeto de estudo, toda essa pesquisa tem o objetivo de reunir tais informações, pois estas se apresentam divididas, e muitas vezes incompletas nessas fontes.
Palavras chaves: Genética. Mendel. Experiência. Hereditariedade.
SUMÁRIO 1. INTRODUÇAO 2. OBJETIVO
2.1 OBJETIVOS GERAL
4 4
4
3. METODOS E MATERIAS 4. RESULTADOS E DISCURSSOES 5. CONSIDERAÇOES FINAIS REFERENCIAS
4 5 10 11
4 1. INTRODUÇÃO Neste trabalho será feito um levantamento sobre a vida de Gregor Mendel, conhecido também como um dos “Pais da Genética”. Sabemos que quando se fala de Mendel, e impossível deixar de lembrar sua experiência realizada com ervilhas, que foi a responsável pelo enunciado da primeira lei do próprio Mendel. Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua