Resumo Livro Aprender a Viver
Atividade Acadêmica: Problemas Filosóficos e Antropológicos
Professor: Sérgio Trombetta
Aluna: Camille Chies Baldasso
APRENDER A VIVER
Luc Ferry, 2006
A filosofia, como as grandes religiões, começa com uma questão fundamental que é a questão do medo da morte. De fato, ao olhar as grandes tradições filosóficas gregas, todos os grandes filósofos dizem a mesma coisa: O problema fundamental é alcançar a boa vida. Para isso é preciso superar os medos, em particular o da morte e sobretudo a morte de um ser amado. Desse modo, no começo, todas as grandes filosofias, assim como as religiões, partem dessa problemática. A grande diferença entre as duas é que, no geral, a religião cristã diz que podemos superar o medo da morte se nos colocarmos na mão de Deus, ou seja, uma salvação através da fé. O que dizem as grandes filosofias a partir da Grécia é que podemos também superar os medos, mas através de nós mesmos e da razão. É por isso, aliás, que dentro da tradição cristã, a filosofia sempre será descrita como arrogante e pretenciosa, porque os filósofos sempre se norteiam na razão e em si mesmos, não na fé ou em Deus. No entanto, isso também pode gerar medos, já que estamos diante de nós mesmo: não temos a ajuda de ninguém para chegar a boa vida, depende inteiramente de nós. Isso pode se transformar em uma angústia. A filosofia vai, então, nos auxiliar na compreensão do mundo e nos ajudar a viver melhor.
“Aprender a viver, aprender a não mais temer em vão as diferentes faces da morte, ou, simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas da antiguidade grega. É uma mensagem que merece ser ouvida, pois, diferentemente do que acontece na história das ciências, as filosofias do passado ainda nos falam.” (p. 14)
Apesar de ser uma iniciação a filosofia, Aprender a Viver não abre mão da riqueza e da profundidade das ideias filosóficas, oferecendo muito