Trabalho Do Papalagui
Introdução…………………………………………………………………………………………….pág.1
Resumo e compreensão……………………………………………………………………….pág.2
Imagens………………………………………………………………………………………………….pág.3
Reflexão do capítulo……………………………………………………………………………pág.4 e 5
Conclusão……………………………………………………………………………………………….pág.6
Bibliografia……………………………………………………………………………………………pág.7
O texto do livro Papalagui trata-se de uma série de discursos descritivos do comportamento do Papalagui, feito através da personagem principal o chefe da tribo Tuiavii de Tiavéa, o qual é evidente o choque cultural que emerge no confronto de duas culturas desiguais, não só ao nível da sua história como ao nível dos seus valores éticos, sociais e morais.
O objectivo do livro é compreender e interpretar os motivos culturais que levam à discrepância entre a forma como nos vimos a nós mesmos dentro da nossa cultura e como o outro nos vê a nós.
Entre o Papalagui (ou homem branco) e a tribo existe um curioso confronto entre culturas que é iniciada a partir das coisas mais elementares e evidentes, como onde morra, o que veste e o que faz. Este conflito entre progresso e natureza que representa a perda de identidade, a essência do ser em quando ser natural, resultante da mãe-natureza e não só dela, mas com ela no mundo.
O chefe da tribo Tuiavii de Tiavéa estranhou o contacto com o Papalagui, os seus enormes valores culturais de ligação à Terra, a harmonia como ele vive em equilíbrio com a natureza, o desprendimento da propriedade e o cultivo do culto à natureza, fazerem-no feliz e não compreende como alguém em qualquer parte do mundo consegue viver sem estes princípios.
Ao contrário, o Papalagui é um homem que fugiu do passado, desenraizou-se da terra, pendeu-se a mil e um laços invisíveis que o tornou mais débil e angustiado.
No subcapítulo “O Papalagui nunca tem tempo”, vai nos mostrar um dos conflitos e uma das diferenças de interpretar a forma de vida das duas