Resumo Liderar não é preciso
Este livro lança um grande questionamento ao exercício da liderança nos tempos atuais. Fundamentada não apenas em conceitos teóricos, mas sobretudo na prática e no exercício diário da liderança, a autora proporciona aos líderes, ou àqueles que almejam esta posição, uma oportunidade de revisarem o tema dentro do ambiente organizacional e, ao mesmo tempo, apresenta situações que iluminam a percepção pessoal de liderança. Para isso, aborda temas relevantes dentro do mundo corporativo: comportamento, cultura e clima organizacional, motivação, equipe e liderança.
Entendemos nesse livro que o líder não é um super-herói; ele não é uma máquina, programável, onde pelo simples fato de conhecer conceitos ou ter passado por uma vivência diferente de todas as outras em um treinamento diferente de todos os outros, está pronto e não há mais nada a aprender. Ser líder é estar de peito aberto em meio a toda sorte de questões de sua equipe e da organização.
É ser líder todos os dias e esses sempre serão diferentes. Aquela equipe fantástica não será fantástica todos os dias, e é preciso lidar com isso. A organização que hoje o respeita e reconhece publicamente poderá não reconhecê-lo tanto, quando algo não sair bem. Os resultados sempre irão oscilar, pois a "roda da fortuna" organizacional é assim mesmo. Lembrando Fernando Pessoa: "Navegar é preciso. Viver não é preciso", creio que possamos ousar adaptar suas palavras para uma reflexão: "Estudar é preciso. Treinar é preciso. Liderar não é preciso".
O líder também deve repensar suas ações, identificar oportunidades de melhoria, exercitar seu aprendizado e elaborar sua atuação e suas alternativas, pois se é condutor de gente, irá trabalhar com um número de variáveis imenso, que recombinadas todos os dias, somadas à humanidade desse guia, fazem com que o desafio seja sempre muito grande.
Caminhos? Podemos tentar alguns:
- exercitar o olhar sobre si mesmo com regularidade;
- perceber que a equipe é feita de