Projeto Etico Politico do Serviço Social
O presente estudo visa demonstrar e oferecer elementos que contribuam para compreensão desse projeto bem como percorrer sobre o processo de construção do mesmo e conhecer o eminente cenário atual do projeto ético político da profissão do Serviço Social. Nesse contexto conhecer e reafirmar seus valores e princípios fundantes pautados no código de ética profissional.
Palavras-chave: Ética. Valores. Código de Ética. Normalização. NBR 6022.
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe não só tratar de assuntos relacionados a princípios éticos no campo do Serviço Social como também destacar as suas principais características em relação a seus princípios fundantes baseado nas propostas pautadas no código de ética profissional. Partindo deste principio podemos dizer no seu sentido mais amplo que a ética esta implícita em diversas áreas do conhecimento humana sendo esta determinante nas decisões plausíveis no trabalho do Assistente Social.
Ética e um dos assuntos mais debatidos e discutidos nos últimos tempos, ética do grego ethos é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Sendo assim vai situar-se este estudo no campo do caráter ético político da profissão analisando e acompanhando as diversas mudanças históricas bem como as suas principais atuações e intervenções na sociedade atual.
Na sequência se abordará o surgimento desenvolvimento e as suas origens históricas, alguns aspectos atuais e o processo de consolidação do projeto ético político bem como a nova constituição e o código de Ética profissional abordaremos também e o momento atual do projeto verificando entre os si aspectos que objetivam a realidade do profissional.
1 O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL: ORIGENS HISTÓRICAS
O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil tem suas origens históricas iniciadas no período de transição dos anos 70 aos 80, neste período a sociedade passava por um processo de transformação e