Resumo LEWIS, Bernard. Do alvorecer ao meio dia do Islã
História das Relações Internacionais I
Docente: Fábio Koifman
Discentes: Mariana Martins Thamiris Rocha
LEWIS, Bernard. Do alvorecer ao meio dia do Islã
O texto de Bernard Lewis tem como objetivo nos apresentar o advento Islã a fim de entendermos a sua formação desde o nascimento de Maomé, passando pelos califados e sua expansão principalmente no Oriente Médio.
Maomé – o profeta fundador do Islamismo – nasceu em uma pequena cidade-oásis de Meca. Segundo a tradição, o anjo Gabriel apareceu para o profeta no monte Hira quando ele se aproximava dos 40 anos. Nessa noite, durante o mês de Ramadã, Gabriel fez a primeira revelação a Maomé e através delas que surgiu o Corão (livro que contem as revelações da crença muçulmana). Foi nesse momento que inicia a missão do profeta: restaurar o verdadeiro monoteísmo ensinado pelos antigos profetas, abolir a idolatria e trazer a revelação final de Deus.
Após 13 anos de postulado, Maomé foi expulso de Meca. Então, migrou-se para uma cidade que ficou conhecida como Medina. Essa cidade tornou-se o centro da fé e da comunidade muçulmana. Lá ele se tornou um governante, exercendo poder político e militar (promulgando leis, arrecadando impostos, fazendo guerra, paz e diplomacia), além do religioso. Uma de suas guerras foi contra Meca que durou oito anos. Essa vitória contribuiu para a ampliação de seu território, transformando-o no Império Islâmico.
Com a morte de Maomé, encerrou-se a função espiritual, mas continuou a função religiosa que dependia do exercício do poder político e militar. Portanto, a disseminação do Islã ficou a cargo dos Califas (os representantes) numa sucessão não hereditária. Os conflitos entre árabes, meio-árabes, não-árabes e persas dentro do território Árabe, somadas às tensões da rápida expansão trouxeram problemas em manter o Império para os primeiros califas.
O primeiro dos Quatro Califas foi Abu Bakr, apesar de só ter exercido o califado durante dois anos