Resumo - Lev Vygotsky
Ninguém é só uma ilha. Para crescer, aprender construir conhecimento e se construir, o ser humano precisa dos outros. Para isso embarcamos na linguagem, a grande ferramenta social de contato. É ela que possibilita a troca com o outro e permite a cada individuo constituído dessa interação completar-se para conquistar o seu potencial – pensamento de Lev Vygotsky.
Vygotsky, nasceu em 1896, em Orsha, Bielo-Russia, teve boas condições financeiras o que possibilitou uma boa educação além da disponibilidade de uma boa biblioteca. Embora os Vygodsky não fossem muito religiosos, eles mantinham as tradições judaicas.
Começou a estudar na Universidade de Moscou, onde se formou em Direito. Concluiu seus estudos universitários em 1917, retornado à sua cidade, Gomel, onde, depois da Revolução, teve permissão para lecionar em escolas estaduais. O Colégio Pedagógico foi o que desenvolveu um papel importante no desenvolvimento de Vygotsky como cientista. Ocupou também muitas e várias posições na vida cultural de Gomel e tornou-se um de seus líderes culturais mais destacados.
Ele foi o primeiro psicólogo moderno a enfatizar que a cultura se integra ao homem pela atividade cerebral estimulada pela interação entre parceiros sociais mediada pela linguagem. A linguagem, a ferramenta que torna o animal homem, verdadeiramente humano.
Vygotsky desde o início de sua carreira via o pensamento marxista como uma fonte valiosa. De acordo com Marx, mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem mudanças na “natureza humana” (consciência e comportamento). Sendo assim, a partir de suas idéias construiu sua teoria sobre as funções psicológicas superior, e como a linguagem e o pensamento estão fortemente conectados.
Para ele, é importante avaliar a criança pelo que ela esta aprendendo e não pelo que já aprendeu. Sua teoria procura