Resumo Laranja
RESUMO
Narrado pelo personagem principal, Laranja Mecânica retrata a vida em uma Inglaterra futurística, que enfrenta problemas políticos, sociais e econômicos, muitas vezes trazidos por meio da violência das gangues que aterrorizam a cidade. Alex DeLarge (Malcolm McDowell) lidera uma dessas gangues de jovens, e junto aos seus drugues (traduzida do russo como “camaradas”, “companheiros”), pratica crimes de extrema violência, entrando em propriedades e estuprando mulheres. A gangue realiza tais condutas como forma de diversão e prazer, não as considerando práticas criminosas. O próprio Alex chega a dizer que não se considera um criminoso, sendo tais atos parte de um “horrorshow”.
Certo dia, os drugues se mostram descontentes com as práticas, exigindo de Alex uma melhor distribuição das rendas e a busca por maiores roubos. Alex simula que compreende e aceita tal imposição, mas mais tarde os ataca e reafirma sua liderança na gangue. Na noite do mesmo dia, durante um dos episódios de violência Alex é traído e espancado por um de seus drugues, que fogem. A polícia o captura e o condena à 14 anos de prisão.
Após dois anos na prisão, Alex se submete à um tratamento conhecido como “Método de Ludovico”, que consiste em assistir cenas de extrema violência ao som de Beethoven sem ao menos poder piscar os olhos. O protagonista é reintroduzido à sociedade, e quando pensa ou tenta praticar algum ato violento, seu corpo reage com tonturas, pânico e vômito. Ele reencontra suas vítimas, que se vingam dele.
Ao final do filme, Alex é operado no cérebro por um congressista que o vê como arma política para sua campanha. Após ser submetido a diversos testes psicológicos, se constata que o personagem não tem mais aversão à violência. Ele então volta a ter visões e pensamentos relacionados à mesma ultraviolência de antes.
OPINIÃO
A adaptação da obra de Anthony Burgess para o cinema, retratada por Stanley Kubrick, aponta principalmente a