resumo JEAN BAPTISTE DEBRET
Na França Debret era uma representante da pintura neoclássica.
Ele veio ao Brasil como integrante da chamada "Missão Francesa", que tinha o objetivo de fundar a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, e também para mudar a arquitetura urbana e mudar certos hábitos culturais presentes.
O artista chegou ao Rio de Janeiro em março de 1816 e ficou no Brasil até 1831. Ele decidira deixar Paris por causa da derrota de Napoleão e a perda de seu único filho, viu essa oferta como uma reviravolta em sua vida, pois como europeu teria certas regalias na colônia portuguesa e também ficaria próximo a família real.
Chegando ao Brasil, enfrentou muitos obstáculos, pois até então o nosso país não tinha tradição na produção artística, somente artesanatos locais e também não tinha um lugar especifico para exposição das artes, mesmo que artesanais, serem expostas ai a necessidade de fundar a Academia de Belas Artes.
Mas infelizmente essa academia foi fundada dez anos depois devido ao descaso dos governantes, Debret trabalhou como decorador e retratista real mas nunca desistiu da sua arte, ele até ministrou aulas livres de pintura por sua conta própria para conquistar algum espaço artístico no Brasil. Desanimado Debret resolveu voltar para França, onde publicou seu livro,
Voyage pittoresque et historique au Brésil, entre os anos de 1834 a 1839, sendo lançado aqui no Brasil somente em 1839. Esse livro foi escrito com materiais que o artista foi guardando ao longo do tempo que esteve no Brasil. Esse texto nos mostra como não foi fácil abrir um espaço para o ensino artístico aqui no Brasil, e que a persistência de Debret foi fundamental, pois seu livro é até hoje uma das mais importantes obras da historiografias e da arte do Brasil.
Fonte:
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil.
Anderson Ricardo Trevisan