Resumo - Japão Geográfico
Aspectos físicos
1. Instabilidade geológica
2. 80% do território em dobramentos modernos
3. Planícies no litoral
4. Elevada densidade demográfica
5. Poucos recursos minerais
Causas
1. Localizado sobre o ponto de encontro entre três placas tectônicas
2. Localizado sobre o ponto de encontro entre três placas tectônicas, o que leva á instabilidade geológica, a raiz dos dobramentos modernos.
3. X
4. Devido á instabilidade geológica, apenas quatro ilhas no Japão (um arquipélago) são habitáveis. Além disso, 80% do território japonês é composto por dobramentos modernos. Também há o costume de preservar a fauna no Japão. Assim, a grande população japonesa concentra-se em pequenas áreas, criando essa grande densidade demográfica
5. X
Consequências
1. Investimento em tecnologias anti-catástrofe, como por exemplo, paredes maleáveis.
2. Elevada densidade demográfica; território reduzido
3. + 2. = Devido aos dobramentos modernos ocupando a maior parte do território japonês, a população, que é grande, concentra-se nas áreas planas, localizadas no litoral; A atividade agrária de exportação precisa de territórios planos, o que, no Japão, só acontece no litoral (onde há grande exploração agrária). Assim, usa-se terraceamento como forma de plantação.
4. X
5. O Japão é dependente da energia nuclear, a única forma de energia possível no Japão por causa do território pequeno e da falta de recursos minerais; Investimento em microtecnologia, que não precisa de muita matéria-prima.
Impasses:
1. X
2. X
3. X
4. X
5. A energia nuclear é perigosa em casos de acidente. Mas, se não utilizá-la, o Japão ficaria totalmente dependente das nações produtoras de petróleo.
Japão em três momentos
Feudalismo (séc. XIX, início)
Feudal
Politica e economicamente fechado
Economia agrária
Extremamente nacionalista
Militarizado
Ética confuciana (filosofia oriental de subserviência á autoridade e respeito)
Transição
Em 1853, um oficial da