O efeito da bandagem funcional elástica na dor lombar
INTRODUÇÃO:
A coluna lombar é uma estrutura complexa que conecta a parte superior do corpo (incluindo peito e braços) com a parte inferior (incluindo pélvis e pernas). Esta parte importante da coluna proporciona mobilidade, que permite movimentos como girar e curvar, e força que permite ficar em pé, andar e carregar. O funcionamento adequado desta parte do corpo é necessário para quase todas as ações do dia-a-dia. A dor nessa região pode restringir as atividades de uma pessoa e reduzir sua capacidade de trabalho e a qualidade da vida diária.
A região lombar, por se tratar de uma estrutura de muitos movimentos possíveis, sofre sobrecarga com a pressão exercida sobre ela, principalmente em movimentos combinados. A dor ocasionada pela sobrecarga tem origem não só articular, como também muscular, uma vez que estruturas das vértebras lombares servem como ancoragem para origem e inserção de vários músculos, inclusive posturais.
Esta pesquisa aponta a utilização de bandagem funcional elástica, que atua como elemento chave para resolução das dores de origem lombar em diferentes públicos.
A bandagem funcional produz efeitos por meios de mecanismos biomecânicos e neurofisiológicos, porém o tratamento da dor e de patologias do sistema nervoso central e periféricos dependem principalmente dos efeitos neurofisiológicos
A bandagem proporciona estímulos neuromusculares devido ao aumento do feedback pela via aferente decorrente dos receptores cutâneos.Portanto a interação entre os sistemas nervoso periférico e central participam da experiência de dor e que em estudos foram encontrados associação entre as respostas de hipoalgesia e atividade simpática com o uso de técnicas manuais, como a bandagem.
OBJETIVO
Propor o uso do método de bandagem funcional elástica, como técnica participante ativa no tratamento convencional da dor lombar, fazendo uma revisão acerca da dor lombar e da aplicabilidade da bandagem