comparação com a camera digital
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Curso de Administração de empresas
Gestão do Conhecimento
Claudia Mara Batista RA 8410166672Rachel de Souza Leite RA 8061790355
Taubaté
2014
Comparação do Capitulo 7 com a Industria das Câmeras Fotográficas Digitais (CFDs)
O mercado das CFDs são de duas categorias sendo o mercado amador e o mercado profissional.
Análise da abordagem das Olympus à Gestão de Conhecimento Global nos primeiros tempos
Ela pode ser caracterizada:
- capitalizou sobre a vantagem de estar no Japão a partir do ponto de vista da demanda, fator, indústrias relacionadas e de apoio, e rivalidade
- dependeu grandemente do conhecimento tácito das necessidades do mercado japonês de ‘fotos nítidas’.
- fez uso intensivo de coordenação entre os engenheiros dentro da empresa e com os fornecedores\indústrias relacionadas no BA físico.
No entanto, houve pouca gestão de conhecimento global.
Vantagem da Localização
A Olympus aproveitou a boa localização do cluster do Japão
- condições de demanda: as condições do mercado japonês promoveram muito rápido o crescimento das CFDs. O Japão era conhecido por suas exigências e por terem incentivado a inovação. Desempenharam papel significativo na promoção das inovações no mercado das câmeras.
- condições de fator e industrias relacionadas e de apoio: a Olympus beneficiou-se de condições de fator e da concorrência e colaboração com as indústrias relacionadas e de apoio no Japão.
- rivalidade e ambiente para competição: O ambiente para a concorrência e o mecanismo de mercado tinham estado bem estabelecidos desde a origem da indústria; existiam poucos regulamentos governamentais controlando das mesmas, sendo assim, diferentes indústrias entravam e saiam livremente das mesmas.
Estavam expostos à concorrência global e sabiam que as regras da competição estavam inteiramente a seu cargo. O mercado livre, sem regulamentos e com concorrentes,