Resumo ( Iracema )
O livro narra uma história de amor entre o português Martim e Iracema uma índia da tribo tabajara. Existia uma diferença entre eles, Iracema era filha do pajé da tribo, a virgem consagrada a Tupã e ainda um índio chamado Irapuã gostava dela, por isso a única solução para ficarem juntos, era fugir dali. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti. Isso faz com que Iracema sofra, mas por amar muito Martin, logo ela se acostuma. Com a fuga dos dois,uma nova batalha começa entre os tabajaras e os pitiguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martim, que "roubou" Iracema,mas Martim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
Além disso, a tribo tabajara se junta com os franceses que eram os inimigos dos portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. O tempo se passou, Martim começa a sentir falta dos amigos e familiares que deixou em seu país, e acaba partindo deixando sua amada. Iracema, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que ela é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer quando der à luz ao filho. Sabendo da volta de Martim a Portugal, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e diz que já a perdoou por ter fugido da tribo. Acaba conhecendo o seu sobrinho, e promete fazer mais visitas.
Araquém, pai de Iracema, está velho e mal de saúde, devido à falta de Iracema. Logo no período em que Martim não está na aldeia, o filho de Iracema nasce, e ela dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo e entregando o filho à Martim. Iracema é enterrada em frente de um coqueiro, na borda de um rio, mais tarde seria chamado de Ceará.
C.E.Maria Zulmira Torres
Professora: Ana Lúcia Dotta
Turma: 2001
Sala: 09
Alunos: Gabriel Santos,
Igor Teixeira, João Marcos de Souza, João Paulo Barcelos, Leonardo Vieira.