Resumo inês sautchuk
Para elaborar um texto no ambiente empresarial deve-se seguir os preceitos de clareza, precisão e correção. O que não pode-se esquecer são os formatos oficiais preestabelecidos.
Alguns requisitos são necessários: * A melhor maneira de garantir que o texto seja entendido sem múltiplas interpretações, é fazer o texto com clareza c correção; * O texto deve estar bem organizado e estruturado, sem rasuras ou imperfeições; * Utilize uma linguagem simples e impessoal, sem esquecer de utilizar a norma culta da língua.
Abaixo serão expostos alguns gêneros de texto seguidos de uma breve explicação sobre cada um deles:
Ata
A ata tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada. Não pode conter erros de escrita e caso esses ocorram, usa-se a palavra “digo”, seguida da forma correta ou a expressão “em tempo” seguida da devida correção, caso o erro só venha a ser descoberto após o fechamento do texto.
Atestado
O atestado é um documento firmado por escrito, por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, do qual tem conhecimento a favor de pessoas, mesmo que não haja registro formal. Em alguns casos deve ser utilizado papel timbrado.
Aviso
É um tipo de correspondência cujas características são amplas e variáveis. O aviso pode ser uma comunicação direta ou indireta; unidirecional ou multidirecional; redigida em papel próprio, afixada em local público ou publicada através da imprensa. O aviso é usado na correspondência particular, oficial e empresarial. Muitas vezes, aproxima-se do comunicado, do edital ou do oficio. Geralmente não traz destinatário, fecho ou expressões de cortesia.
Carta