Resumo interação social e vida cotidiana
E
VIDA COTIDIANA
2012
Credenciais do teórico trabalhado
Referências Bibliográficas:
• Giddens, Anthony, Sociologia, 6ª edição.
Os padrões de intenção social: Fernando Loureiro - pt.scribd.com
I- RESUMO DO TEXTO ESTUDADO
O que é interação social?
Interação social é o processo pelo qual agimos e reagimos em relação aqueles que estão ao nosso redor. Um exemplo de interação social é o olhar – olhar para outras pessoas. O estudo da interação social é uma área fundamental da sociologia, que ilumina muitos aspectos da vida social.
Vida cotidiana
Há coisas que fazemos incontáveis vezes ao dia sem dar grande atenção.
Quando duas pessoas se cruzam na rua, trocam breves olhares a distância, olham para outro lado, evitando, ao passar, o olhar do outro. Isso é o que Erving Goffman (1969-1971), chama de desatenção civil.
A desatenção civil não é o mesmo que apenas ignorar outra pessoa. Cada indivíduo indica reconhecer a presença do outro, mas evita qualquer gesto que possa ser considerado invasivo.
Estudo do comportamento humano
•Microssociologia: É o estudo do comportamento cotidiano em situações de interação pessoal. A análise acontece ao nível dos indivíduos ou dos pequenos grupos.
•Macrossociologia: É o estudo de grandes grupos, instituições e sistemas sociais em grande escala (sistema político ou de ordem econômica) Analisa processos de mudança a longo prazo.
Comunicação não-verbal
•Expressões faciais;
•Gestos;
•Movimentos corporais;
•Tom de voz.
Rosto, Gestos e Emoção
Um aspecto de grande importância na comunicação não –verbal é a expressão facial da emoção. Charles Darwin o criador da teoria revolucionária postulou que certas formas de expressão emocional são as mesmas em todos os seres humanos.
SCAF: Sistema de codificação de ações faciais : Paul Eikman e seus colegas desenvolveram este sistema a fim de descrever os movimentos doa