resumo informativo- A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO
Resumo informativo
Os homens se destacam como diferentes dos outros seres pela capacidade do conhecer, sendo os únicos que possuem razão, a capacidade de relacionar, e ir além da realidade imediata. E é através do processo do conhecimento que percebe-se que o homem jamais é algo pronto na medida certa, pois a medida que vai adquirindo conhecimento, é como se estivesse nascendo de novo.
É de nota que as capacidades de que o homem tem ainda a respeito do conhecimento tais como, primeiro, a de fazer conhecimento; não sendo este fechado de certezas absolutas acerca da realidade, mas antes, aberto para reavaliar o que acredita ser as verdades da realidade como também a sua capacidade de renovação no trabalho de conhecer; pois se te toda uma elaboração mental que constrói o conhecimento, embora depois possa ser manipulado e repetido , quem o manipulou e repetiu não tem a mesma essência de quem elaborou esse conhecimento. Então do ponto de vista, o conhecimento como elaboração, só possui sentido no momento da criação do mesmo; mas vale ressaltar que a criação do conhecimento não é espontânea, antes se constitui como um processo.
Segundo é usar conhecimento, ou seja, quando se utiliza de algo já pronto, determinado como conhecimento suficiente; onde não é exercitada a capacidade de renovação de visões da realidade. Por sua atuação ser funda e precisa, tendo como foco o conhecimento de uso, não possibilita o desenvolvimento especificamente do aspecto reflexivo, porque seu uso, passa a ser apenas consumir o que já esta pronto. Sendo necessário se levar em conta que em tempos recentes, o que mais importa é a especialização; aprofundado isso com o poder tecnológico existente, tendo então que tomar cuidado para não se abandonar as outras formas de avaliação em função da proposta por esse poder tecnológico.