Como elabora um resumo
CONCEITO DE TEXTO
Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
Um texto tem tamanho variável e deve ser escrito com coesão e coerência. Deve ser levado em consideração a situação e o ambiente que foi escrito
CONTEXTO
Existem elementos que nos ajudam a interpretar os textos que estão a nossa volta, mas para que se possa compreender bem um texto é necessário identificar o contexto (social, cultural, estético, político) no qual ele está inserido.
Essa identificação vai depender do conhecimento sobre o que está sendo abordado e as conclusões referentes ao texto.
Em determinados textos a informação sobre acontecimentos passados contribui para sua compreensão.
INTERTEXTO
Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.
Apresenta-se explicitamente quando o autor informa o objeto de sua citação. Num texto científico, por exemplo, o autor do texto citado é indicado, já na forma implícita, a indicação é oculta. Por isso é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos.
A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas idéias da obra citada ou contestando-as. Há duas formas: a Paráfrase e a Paródia.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TEXTO
O Texto é um tecido verbal estruturado de tal modo que as idéias formam um todo coeso, e coerente. Todas as partes devem estar interligadas e manifestar um direcionamento único. Assim, um fragmento que trata de diversos assuntos não pode ser considerado texto. Da mesma forma, se lhe falta