Resumo Infla Ao
Alguns indicadores conhecidos no meio econômico e relacionados à inflação que funcionam para medir a oscilação dos preços, as consequências no mercado e na vida da população, são: IPA (Índice de Preços no Atacado), IPCA (Índices de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), CUB (Custo Unitário Básico) e o IGP (Índice Geral de Preços). Estes índices surgiram a partir da criação do salário mínimo, na década de 50 e perduram até os dias atuais. O fenômeno inflacionário pode ser percebido no Brasil desde o século XIX. De origem econômica quase que exclusivamente agrária, a transformação do Brasil na busca pela urbanização e a industrialização demandou investimentos e a utilização de recursos públicos que nem sempre estavam disponíveis, o que gerou o inicio da alta dos preços no sistema econômico.
Segundo a economista e escritora Eliana Cardoso (2005, p. 9), “a desvalorização da moeda foi utilizada em diversos momentos para incentivar a entrada de divisas no país. Nesse sentido, a impressão de mais dinheiro para bancar a necessidade de investimentos tornou-se uma prática realizada por alguns governos. Entretanto, foi a partir do governo de Juscelino Kubitschek que a inflação passou a ser sentida com mais força no Brasil”.
Atualmente, a inflação brasileira encontra-se com os índices elevados decorrente, sobretudo da ocorrência de dois ajustes de preços