RESUMO ILUMINA O HIST ENF
CAMILA AURELIO
JULIA CLAUDIA
MICHELE BUGDANOVC
SARAH BUENO
RESUMO: CAPITULOS 9 E 10 DO LIVRO
NOTAS DE ENFERMAGEM
CURITIBA
2015
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
CAMILA AURELIO
JULIA CLAUDIA
MICHELE BUGDANOVC
SARAH BUENO
RESUMO: CAPITULOS 9 E 10 DO LIVRO
NOTAS DE ENFERMAGEM
CURITIBA
2015
A Iluminação é essencial à saúde e à recuperação dos doentes.
Florence dizia que em toda a experiência dela com os pacientes, o resultado inquestionável é que de depois do ar puro, vem a necessidade de iluminação. Depois de um quarto fechado, o que lhe faz mais mal é um quarto escuro. Não pela claridade em si, mas pela importância da luz solar direta.
Ela dizia que preferia passear com o paciente após o entardecer, do que deixá-lo permanecer no quarto depois do pôr-do-sol.
Costuma-se pensar que o sol tem efeito apenas sobre a mente das pessoas. Não é o caso, absolutamente. Devemos admitir sem entrar em explicações de cunho cientifico, que a luz tem efeitos verdadeiramente reais e tangíveis sobre o corpo humano, disse Florence.
Além da entrada da luz solar, tinha a questão das persianas. Aonde Florence deixou bem claro a diferença de um quarto com persianas constantemente fechadas, e um quarto aonde haja entrada de luz solar. Além do cheiro de mofo, do ar estagnado, o cheiro forte, e a falta da entrada de luz, a claridade é primordial para que isso não ocorra, e para que haja um bom aspecto de quarto, que são muito importantes no tratamento de doenças.
O aspecto do quarto, a panorama e a luz solar constituem fatores de grande importância para o doente.
Há uma grande diferença entre quarto de dormir e quarto de doentes. Para uma pessoa com saúde não importa a vista do quarto, por que são utilizados apenas para dormir, passar a noite.
A luz solar continua sendo importante, mas apenas para arejar o quarto e purificar o ar, pois essa pessoa só estará no quarto nas horas em que não há mais sol. O contrário, porém, se passa com