Resumo HP Microbiologia
A pesquisa foi realizada a fim de estudar a possível relação entre a infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori e a halitose (mau hálito). O estudo teve como base a coleta de amostras do ar da boca e ar do estômago de indivíduos H. pylori positivos e H. pylori negativos voluntários dos hospitais de Bernhoven no município de Oss no sul da Holanda e do Centro Médico Universitário de Radboud em Nijmegen, no leste dos Países Baixos.
A Helicobacter pylori é uma bactérias gram negativa, espiralada, colonizadora do trato gastrointestinal. Está associada com úlcera péptica e carcinoma gástrico. Vários estudos detectaram a presença dessa bactéria na cavidade oral em pacientes com gengivite e periodontite crônica. Portanto, a boca é reservatória deste micro-organismo.
Os níveis de Sulfeto de Hidrogênio (H2S), Metil Mercaptano (MM) e Dimetilsufeto (DMS) - Compostos Sulfurados Voláteis (CSV’s) - foram medidos no ar da boca e no ar do estômago de pacientes H. pylori positivos e H.Pylori negativos. O H2S e o MM são produzidos por bactérias dentro da cavidade oral, em especial na superfície da língua. Já o DMS pode ser produzido por bactérias no estômago e, por isso, pode-se classificar a halitose como extra-oral.
As amostras coletadas de todos os pacientes foram analisadas por meio da técnica de Cromatografia Gasosa (CG), que promove a separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição. Além dessa técnica, a halitose também foi estabelecida pela medição organoléptica na qual dois examinadores sentiram o cheiro do ar boca dos pacientes, a uma distância de 10 cm, e classificaram o odor de 0 a 5.
Após a realização de todas as análises, os resultados mostraram que as concentrações dos CSV’s não diferiram significativamente entre pacientes H. pylori positivos e H. pylori negativos (também não foram observadas diferenças entre pacientes fumantes, com próteses ou com patologia gástrica). As concentrações dos