RESUMO HIV
Assunto: HIV
Acadêmica: Amanda de Barros Schardosim
HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. O HIV é um retrovírus da subfamília Lentivirinae, em 1986 uma subcomissão do comitê internacional sobre taxinomia dos vírus propôs que os retrovírus da Aids fossem oficialmente denominados HIV. O HIV-1 é prevalente em nosso meio e o HIV-2 é encontrado principalmente em regiões da África e da Península Ibérica.
Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Na década de 1980 acreditava-se que a doença era exclusiva de homossexuais masculinos, pois a maioria dos casos comprometia esse grupo de indivíduos, com o passar dos anos, o estigma passou a abranger homossexuais e bissexuais e usuários de drogas injetáveis. Hoje sabemos que qualquer individuo, com qualquer opção sexual é suscetível á aquisição da doença, bem como usuários de drogas, politransfundidos e filhos de mães HIV- positivas. HIV é um tipo especial de vírus conhecido como retrovírus, e sua principal característica é ter o patrimônio genético registrado na forma de RNA e uma membrana lipídica circundando a cápside, tem também uma enzima denominada transcriptase reversa que tem por função transformar o código genético de RNA para