Resumo História
Bruno Marques
Gabriel Bueno Grosche
Jackeline Manzano
Luciano Bernardo
Tiago Marcelino
Gastronomia – TURMA A2
História da Alimentação
Professora: Maria José Paes
São Paulo
22/03/2015
A Cultura, são conhecimentos técnicas de transformações da natureza, valores, normas e crenças de todo o tipo, é o modo e vida própria de cada povo. É o que separa o homem do animal. Todas as sociedades que tem e não tem escrita possuem uma cultura, ela sendo simples e isolada, ou, complexa urbana-industrial possui hábitos e culturas próprias. A cultura de um povo revela a forma de viver e agir conforme foi desenvolvida para adaptação as circunstâncias ambientais. A intervenção ambiental da cultura e o ambiente social criado pelo indivíduo.
A cultura pode ser classificada por conhecimentos, crenças, crenças, artes, moral, leis e costumes. Ressalta-se nessa definição a indicação de que a cultura compreende todas as elaborações resultantes das capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade. Cultura não é herança biológica do homem, mas de capacidades desenvolvidas sobre os antecedentes históricos do conceito “cultura” datados do final do século XVII, encontra-se na origem a turma germânica “Kurtul” e a palavra francesa “Civilization”, ambos os termos os termos foram sintetizados por Edward Taylor, no vocabulário Inglês Culture, portanto, o conceito de cultura como conhecemos atualmente foi definido por Taylor em 1871.
Conforme William Benton, a cultura é conhecida em diversos sentidos, dois deles são: o popular, que se emprega a todos que tenha o conhecimento com formação intelectual, e o outro, antropológico ou sociológico em que a cultura se refere como o comportamento.
De modo geral, na relação de cultura e alimentação a comida representaria simbolicamente os modos dominantes de uma sociedade, pois revelaria e preservaria os costumes. Na década de 50 e 60 consideravam os hábitos alimentares como “maneiras culturais para a mudança”,