Resumo história de portugal
Em 1128, após ter vencido a Batalha de São Mamede (em Guimarães), Afonso Henriques declara o Condado Portucalense como principado independente.
Com o passar do tempo foi travando batalhas contra a atual Espanha e contra os Muçulmanos. Em 1139 venceu os Mouros na Batalha de Ourique e nasceu o Reino de Portugal, sendo D. Afonso Henriques coroado como o Primeiro Rei de Portugal.
Em 1143 é reconhecida a independência de Portugal por parte do rei de Castela, através do famoso tratado de Zamora.
Portanto a fundação de Portugal aconteceu por volta do ano de 1143. As suas fronteiras continentais, praticamente inalteradas desde o século XIII, fazem de Portugal um dos mais antigos países do mundo.
A sua localização ao longo de 840 Km de Costa Atlântica, logo determinou a vocação marítima do seu povo. No início do século XV, os Portugueses iniciaram suas viagens jamais imaginando que os tornariam célebres pela descoberta dos caminhos marítimos para a Índia, Brasil, China e Japão, rasgando os limites do mundo e permitindo um encontro globalizante de culturas.
Em meados do século XVIII Portugal entrou no caminho da modernização. Por causa da economia e da cultura as estruturas do Estado foram reorganizadas e reestruturadas, como também os setores da indústria e do comércio.
Na transição para o século XIX os ventos revolucionários que sopraram da América, e de França acabaram por chegar a Portugal, aos quais se juntam os provenientes de um movimento espanhol de restabelecimento constitucional.
Estas e outras circunstâncias deram um extraordinário impulso ao movimento constitucionalista português, vendo, os liberais portugueses, cada vez mais clara a necessidade de uma constituição que criasse uma nova