Resumo - história da teologia
HISTÓRIA DA TEOLOGIA
JAGUARARI – BA
OUTUBRO 2012
ALECSSANDRO FERNANDES FERREIRA
RESUMO: LIVRO “DEFENDENDO A FÉ CRISTÔ
JAGUARARI – BA
OUTUBRO 2012
RESUMO
CAPITULO I – DOGMA, DOGMATISMO, DOUTRINA E TEOLOGIA DOGMÁTICA
DOGMA
Vem diretamente do grego e originalmente significa “opinião” ou “juízo”. Tão cedo quanto Inácio, no século II, a palavra começou a ser usada para aludir a importantes doutrinas cristãs.
DOGMATISMO
A palavra “dogmatismo” tem sua origem no idioma grego e comporta as seguintes traduções: opinião, certeza, proposição, enunciação, doutrina, verdade, decreto, estatuto, ordenança, parecer. A partir de Kant o termo adquiriu um sentido pejorativo, passando geralmente a significar a afirmação de uma doutrina, cuja validade, pretensamente não pode ser contestada. Numa forma mais depreciativa, dogmatismo tomou a conotação de toda e qualquer posição doutrinária que afirma, sem declarar com evidências seguras, suas proposições, tentando impô-las como verdadeiro e final.
TEOLOGIA DOGMÁTICA
É o estudo das doutrinas bíblicas por meio dos credos. Segundo Pannenberg a denominação dogmática para designar determinada disciplina teológica tem sua origem somente no século XVII. No entanto, já em 1550, Melanchthon designou o conteúdo doutrinário dos testemunhos escriturísticos de dogmáticos para diferencia-lo de sua matéria histórica.
O QUE SIGNIFICA DOUTRINA
Doutrina significa ensino ou instrução. Doutrina Cristã é uma verdade ou verdades fundamentais das Escrituras Sagradas dispostas em forma sistemática. A doutrina sempre será necessária enquanto os homens perguntarem: De onde venho? Quem sou? Para onde vou? A doutrina bíblica é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão.
CAPITULO II – CONCEPÇÃO