Resumo historia do shoping
Prf: Ana Dias
Aluno-
O nascimento do shopping
O documentário retrata o inicio do consumismo e a criação das lojas de departamentos, onde em 1848 em Paris, comandado por Napoleão III que estava determinado em mudar a realidade da cidade transformou os becos em bulevares enormes, com um comercio insistente e uma grande oportunidade, então um empresario ambicioso e visionário, Aristide Boucecaut por entender bem a sua época e percebendo o crescimento da classe média depois da revolução Industrial, com a ajuda de um amigo, Boucicaut inaugurou a primeira loja de departamento do país, Transformando uma pequena butique que ficava às margens do rio Sena em um grande centro de vendas.
A ideia de uma grande loja de departamento foi um sucesso em toda a cidade e as mulheres que até então estariam presas há uma cidade machista e conservadora, passaram a ter um local exclusivo para elas, onde poderiam comprar e muitas ao menos sair de casa iniciando assim a cultura do consumo.
Nas grandes lojas de departamentos que hoje, já considerados como shoppings as clientes, poderiam encontrar dos mais variados produtos e diversos preços. Por saber de grande necessidade do atendimento personalizado foi investido em mão de obra feminina, onde mulheres das pequenas cidades e com poder aquisitivo menor, considerados por plebeias, eram contratadas e treinadas a cuidar do antedimento junto as mulheres da sociedade.
O consumismo foi tomando de conta das mais variadas mulheres da sociedade, da mais consumista à mais econômica que comprava o extremamente necessário para ela e para os filhos, surgiu, através da demanda, a necessidade do crediário e compra parcelada, surgindo o endividamento.
A partir daí surgiram os shoppings e a cultura do consumo, onde até hoje pessoas de todas as classes sociais e etnias, passam a comprar compulsivamente, ou não, produtos dos diversos estilos, tamanhos e formas, e a cultura das compras em datas comemorativas