Resumo historia da arte cap 8 - 10
conflito de um grande número de estilos diferentes que só começaram a se fundir já em fins desse período.
Ao longo desses cinco séculos existiram homens e mulheres, sobretudo nos mosteiros e conventos, que amavam o saber e a arte, e tinham uma grande admiração por aquelas obras di) mundo antigo que haviam sido preservada em bibliotecas e depósitos. Por vezes, esses monges cultos e educados ocupavam posições de poder e influência nas cortes dos poderosos, e tentavam ressuscitar as artes que tanto admiravam.
Mas, com freqüência, seu trabalho era reduzido a zero por causa de novas guerras e invasões por incursores vindos do norte, cujas opiniões acerca da arte eram, de fato, muito diferentes. As várias tribos teutônicas, os godos, vândalos, saxões, suevos e Vikings, que assolavam a Europa, destruindo e pilhando, eram considerados bárbaros por aqueles que apreciavam as realizações gregas e romanas na literatura e na arte.
Numa acepção, essas tribos eram certamente bárbaras, mas isso não significa necessariamente que não possuíssem um sentimento do belo nem uma arte própria.
Gostavam de complicados padrões que incluíam os corpos contorcidos de dragões, ou aves misteriosamente entrelaçadas. Ignoramos exatamente onde esses padrões se originaram no século VII ou o que significavam, mas não é improvável que as idéias dessas tribos