Resumo histologia
Os epitélios representam um dos quatro tecidos básicos. Os outros três tecidos básicos são o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.
Os epitélios podem ser classificados em três grupos principais com base (1) no número de camadas celulares (uma camada: epitélio simples; mais de uma camada: epitélio estratificado), (2) no formato das células
(epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio cilíndrico), e (3) no formato das células da camada mais externa (epitélio estratificado pavimentoso, epitélio estratificado cúbico e epitélio estratificado cilíndrico). O epitélio estratificado pavimentoso pode ser subdividido em tipos moderadamente queratinizado (usualmente denominado de não-queratinizado) e altamente queratinizado. O termo endotélio identifica o epitélio simples pavimentoso que reveste vasos sanguíneos e linfáticos. O termo mesotélio é usado para descrever o epitélio simples pavimentoso ou cúbico das serosas (peritônio, pleura e pericárdio). Tumores originados no mesotélio são chamados mesoteliomas. Importantes componentes do citoesqueleto de células epiteliais são as proteínas queratinas (citoqueratinas). O patologista procura pela presença de queratinas para determinar a origem epitelial de um tumor (chamado carcinoma, em contraste com tumores derivados de tecidos conjuntivos, denominados sarcomas).
Um tipo intermediário é o epitélio pseudoestratificado, no qual todas as células estão em contato com a lâmina basal, mas nem todas atingem a superfície. O epitélio de transição, ou urotélio, que reveste as vias urinárias, pode ser considerado como um epitélio pseudoestratificado, embora tenha a aparência de um epitélio estratificado pavimentoso. As células mais superficiais do urotélio da bexiga urinaria têm a propriedade de mudar a sua geometria e a configuração da superfície em resposta a forças de tensão exercidas pela urina.
Um refinamento na classificação de epitélios selecionados se baseia
em