resumo de histologia
-células poliédricas justapostas com pouca substancia extracelular.
- funções: revestimento, absorção, secreção, percepção de estímulos e contração.
- os epitélios estão apoiados sobre o tec. Conj. - lamina própria: tec. Conj. que reveste a cavidade de órgãos ocos: polo basal (voltada p o tecido conj.) e polo apical (voltada p cavidade chamada de superfície livre).
- lamina basal: ponto de contato entre células do epitelial com o tecido conjuntivo, seus componentes são colágeno, glicoproteínas. A lâmina basal se prende ao conjuntivo através de fibrilas de ancoragem (colágeno)
- lamina reticular: quando fibras reticulares estão associadas a lamina basal.
- funções da lamina basal: papel estrutural, filtração, influencia na polaridade, regula a diferenciação e proliferação celular, influi no metabolismo celular, serve como suporte e caminho para a migração das células.
- membrana basal: camada situada abaixo de epitélios. Formada pela fusão de duas lâminas basais ou de uma lamina basal e outra reticular.
- junções intercelulares: tem o objetivo de permitir maior coesão e comunicação entre as células epiteliais. Apresenta-se bem desenvolvida em epitélios sujeitos a fortes trações e pressões. As caderinas ( glicoproteínas) permitem essa adesão, elas precisam de cálcio.
- as junções intercelulares servem de adesão, vedação e comunicação. São elas: junções de adesão( zonulas de adesão, hemidesmossomos e desmossomos), junções impermeáveis ( zonulas de oclusão) e junções de comunicação ( junções gap)
-zônulas de oclusão: permitem vedação e impermeabilidade a substâncias.
- zônulas de adesão: contribui para a aderência entre células vizinhas.
- complexo unitivo : zona de adesão + zônula de oclusão + desmossomo
- junções gap: presença da proteína conexina. Permitem o intercambio de moléculas entre células através das conexinas. O conexon é a unidade estrutural dessa junção. Conexons de uma célula se alinham a conexons das células