Resumo Guarda Compartilhada
Palavras-chave: Guarda compartilhada. Interesse do menor. Poder familiar. Alienação parental.
Sumário: 1 Conceito de guarda compartilhada. 1.2 Fundamentação jurídica. 1.3 Considerações históricas. 2 Conceito e evolução do poder familiar. 2.1 Titularidade do poder familiar. 3 Evolução do instituto da guarda no sistema pátrio brasileiro. 4 Modalidades de guarda. 5 Vantagens de desvantagens da guarda compartilhada. 6 Direitos inerentes ao menor. 7 Divergências acerca do tema. 8 Alienação parental. 9 Conclusão. Referências.
Nos últimos tempos, a sociedade brasileira sofreu alterações significativas em sua evolução e também na evolução da guarda, pois a família, célula-mater da sociedade tomou novos horizontes.
Diante de tais mudanças, o estudo busca a análise dessa recente modalidade de guarda, que é a compartilhada. Por sua vez, além de ser adequada, é agora também prevista na legislação brasileira.
Os posicionamentos acerca da utilização ou não do instituto são diversos, como será observado adiante.
O que se busca com o presente trabalho é entender o instituto da guarda compartilhada em sua integridade, obtendo uma noção de seu conceito, observando sua origem, fundamentações no mundo jurídico.
O tema guarda compartilhada é relativamente novo e muito se tem discutido a seu respeito.