RESUMO GRUPO 1
PROFESSOR: FELIPE FERREIRA
ALUNO: ARTHUR PIRES E SILVA
TURMA: ARQ4NA
RESUMO REFERENTE AO SEMINÁRIO DE LEWIS MUMFORD (GRUPO 01)
O grupo começa abordando um pouco sobre a vida e obra do autor, Lewis Mumford, citam que ele era discípulo e continuador de Patrick Geddes. E que para o autor “a cidade seria o centro mais importante do nosso tempo” e que inspirado nisso desenvolveu uma de suas principais obras intitulada de “A Cultura das Cidades”.
Depois do discorrer sobre a vida e obra do autor, entram mais a fundo em sua obra, analisando e apresentando de forma deliberada toda sua teoria, embasados no texto fornecido pelo professor. Começam essa apresentação por fim, expondo as funções o monopólio da criatividade e sua correlação com a identidade de uma cidade, continuam por sua vez apresentando as exsudações culturais, onde este aponta e leva o psicológico e costumes para combater o congestionamento e a desordem crescente da cidade, grandes parques paisagísticos foram criados; os chamados espaços verdes sanitários.
Continuam divagando sobre divisão urbana do trabalho onde apontam a opinião do autor sobre o surgimento das especializações das funções de ofício. Com suas vantagens e consequências. Uma dessas consequências seria a ocupação fracionária onde o trabalhador passaria a ser uma peça insubstituível na máquina social. Outra seria uma pirâmide urbana teriam classes e profissões mais importantes e destacadas que outras.
Concluem com o drama urbano, que teve origem nos antigos rituais periódicos da aldeia, nos quais todos os aldeões tinham um papel a desempenhar; E também que a cidade histórica alcançou seu ponto culminante no diálogo que a cidade resume sua experiência total da vida.