Carta Tribut Ria Brasil
Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
Carga Tributária no Brasil
Prof°.Adm. Ciro
Acadêmicos: Pablo Gutemberg Turma: B01 Carlos Eduardo Fernandes Isadora Furtado Fabricio Vieira Fabio Lemos Claudio Goiânia-GO, setembro de 2012
1. Introdução:
Carga tributária é a quantidade de tributos (impostos, taxas e contribuições) das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), que incidem sobre a economia, economia esta que é formada pelos indivíduos, empresas e os governos nos seus três níveis.
O Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos. Só fica atrás para o bem-estar social europeu, onde o imposto é alto, mas a contrapartida do governo, altíssima. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.
Diversos analistas entendem as particularidades da tributação à brasileira como o famigerado “efeito cascata”. A carga tributária no Brasil, como relação entre tributos e produto interno bruto (PIB), vem sofrendo um constante processo de crescimento, mas foi, principalmente, a partir da Constituição de 1988, que ela disparou. Isto se deu em reação ao regime de repartição de rendas tributárias, mais favoráveis aos Estados e Municípios, sem correspondentes transferências de encargos, mediante o qual, a União criou uma gama de contribuições que escapam à repartição com os demais entes federados.
Hoje, o Brasil é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais e, de acordo com um ranking organizado pelo Banco Mundial, está no 145° lugar entre os países com maior carga tributária em relação ao PIB. No total, 181 países foram pesquisados.
São alguns tributos mais presentes na vida dos