LIVRO DID TICO
DE WILLIAM ROBERTO CEREJA
THEREZA COCHAR MAGALHÃES
ESTUDO DO TEXTO: PAIS
1 – O texto retrata uma situação relativamente comum no dia a dia; a- Em que espaço e em que ocasião ela ocorre? b- Em quanto tempo ela se passa? c- As personagens são construídas psicologicamente de modo aprofundado ou são tratadas de modo ligeiro? d- Como você caracterizaria essas personagens?
2- Suas respostas anteriores indicam características importantes de um gênero textual. Que gênero é esse?
3-De acordo com o narrador, três pais se encontram “por casualidade” e se lamentam do procedimento de suas filhas. De que reclamam?
4-Compare a posição das três filhas a respeito do casamento. a- O que há de comum entre elas? b- O que há de diferente?
5- A filha de um desses pais chegou a se casar; entretanto, ele não se mostra satisfeito. a- Por quê? b- O que conota a expressão “num ritual novo aí”?
6- Diz um dos pais: “ – A minha avisou que tinha se juntado quando já estavam juntos. Achou que eu gostaria de saber. Não gostei”. Levante hipóteses: a- Por que a filha achou que o pai gostaria de saber da novidade? b- Por que o pai não gostou?
7- Um dos pais diz: “Estou tentando convencer a minha a casar. Não importa com quem.
Desde que tenha cerimônia”. E ainda se dispõe a arcar com todas as despesas, mas é chamado de “burguesão” pela filha. a- Do casamento, o que parece ser mais importante para esse pai? b- Ao chama-lo de “burguesão”, que tipo de crítica a filha faz ao pai?
8- Observe esse trecho:
“-Querem nos matar. Querem nos matar.
- E eu que sonhava com essa cena?
- Nem me fala.”
O que as frases “Querem nos matar” e “ Nem me fala” expressam quanto aos sentimentos das personagens? 9- No final do texto, um dos pais propõe: “O primeiro da nossa geração que tivesse uma filha disposta a casar em igreja [...] convidaria os outros para entrar junto com ela na igreja”. De acordo com essa fala, o problema vivido por esses pais