resumo Gr cia
Divisão geográfica da Grécia antiga: Os domínios da Grécia antiga abrangiam o sul da península Balcânica (nas ilhas dos Mares Egeu e Jônio) e o litoral da Ásia Menor (atual Oriente Médio). A Grécia Antiga estava dividida em três regiões: Grécia Asiática (estreita faixa na Ásia menor), Grécia Insular (ilhas dos mares Jônio e Egeu, inclusive Creta) e a Grécia Continental (sul dos Bálcãs).
Povoamento: O povoamento da Grécia Antiga foi lento. Os povos que mais contribuíram para esse processo foram os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios. Os aqueus, os primeiros a chegarem, conseguiram conquistar a ilha de Creta, outras ilhas do mar Egeu e Tróia, cidade comercialmente desenvolvida que servia de porta de entrada para o mar Negro. Com essas conquistas, os aqueus passaram a influenciar todo o Mediterrâneo Oriental.
Características de cada período:
a) Período Pré Homérico – antes do século XII a.C. ( início do povoamento da região)
Durante muitos anos se estabeleceu na ilha de Creta a civilização minóica, caracterizada pelo comércio em grande quantidade que realizava no Mar Egeu. Entretanto três momentos de invasão ocorreram na ilha e na região continental da Grécia, mudando os hábitos, a cultura em geral e principalmente o povo dominante. Todo este período de invasões e constituição de uma nova cultura marca uma fase prematura da história da Grécia Antiga chamada de Período Pré-Homérico.
B) Período Homérico - século XII a.C. ao século VIII a. C.
Os gregos não se consideravam parte integrante de uma nação, mas membros de uma cidade-estado. Essas cidades nasceram do desejo de proteção dos camponeses. Eles, para se protegerem dos ataques dos inimigos, passaram a construir uma fortaleza numa colina central do vale. Quando o inimigo atacava, buscavam