Resumos 2015 01 13 Gr cia Antiga
Grécia Antiga
O Período Arcaico foi uma fase da história da Grécia antiga ocorrida entre os anos 776 e 480 a.C., no qual se verificou um enorme desenvolvimento a vários níveis; cultural, político e social. É o período que sucede a Idade do Ferro e antecede o Período Clássico. Nesta altura deram-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia, observando-se ainda uma revitalização da linguagem escrita.
Em termos artísticos, o período carateriza-se pela edificação dos primeiros templos, inspirados nas habitações micénicas, e pelo início do registo de pintura negra em cerâmica.
Um dos fenómenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Os seus motivos foram variados, podendo, no entanto, referir-se o excesso populacional, as dificuldades da polis para alimentar a sua população, os interesses comerciais ou a simples curiosidade e espírito aventureiro.
A colonização grega obedecia a um planeamento preciso, que implicava, para além da escolha do local que seria colonizado, a nomeação do comandante da expedição (oikistes) que seria responsável pela conquista do território e que o governaria a colónia (apoikia, "residência distante") como rei ou governador. Antes de partir com a sua expedição, o oikistes consultava o Oráculo de Apolo em Delfos, que aprovava o local sugerido ou propunha outro.
Os colonizadores levavam da cidade mãe (a metrópole) o fogo sagrado e os elementos culturais e políticos desta, como o dialeto, o alfabeto, os cultos e o calendário. Por vezes as colónias poderiam fundar por sua vez outras colónias.
Uma das primeiras colonizações deste período data de 775 a.C., tendo sido uma iniciativa dos gregos da cidades de Cálcis e Erétria que partem para a ilha de Ischia no golfo de
Nápoles. Na década de 30 do século VIII a.C. estão documentadas as fundações de colónias na Sicília (Naxos e Messina, por Cálcis;