Resumo Governança Corporativa
Quando se fala em governo de sociedades, a primeira pergunta a ser feita é “O que é Governança Corporativa?”. Basicamente, este termo significa o conjunto de processos, leis, costumes, políticas, regulamentos e instituições que regulam a maneira de uma empresa ser dirigida. Entraremos mais a fundo no desenvolvimento deste relatório.
Existem algumas características do que chamam ser uma boa governança. São elas: Participação, Estado de Direito, Transparência,
Responsabilidade, decisões orientadas para um consenso, igualdade e exclusividade, efetividade e eficiência, suporte à auditoria fiscalizadora.
Após brevemente definido o que é a governança corporativa e citada algumas de suas características, surgem algumas indagações. Neste relatório será apresentada, de forma sucinta, explanações que englobem toda a questão do significado bruto da questão até de que forma isso afeta um negócio. É uma área de estudo com múltiplas abordagens, porém apenas uma breve cobertura sobre o assunto será focada. Desde o início desse termo até como é usado nos dias atuais.
Nas próximas páginas será mostrado o porquê de ser um assunto tão pertinente, e muitas vezes pouco entendido pelos empresários. Os mesmos muitas vezes aplicam o que é chamado de uma „boa governança‟ sem perceber que estão seguindo os critérios da mesma. Essas características podem ser de senso comum e não serem necessárias apresentações expondo elas como uma governança corporativa.
Em resumo, ao longo deste trabalho será estudado o significado e relações da governança entre empresas com o mundo corporativo atual. Como era antes e em que se tornou. Essas e outras possíveis dúvidas que possam vir a surgir ao longo da leitura terão em sua resposta o conteúdo destas folhas.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) tem como definição para governança corporativa um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e