Resumo governança corporativa
Material
Milgrom, P.; Roberts, J.
Williamson, O. E.
Hansmann, H.
Macho-Stadler, I.; Pérez-Castrillo, J.
Ross, S.A.
Jensen M.C.; Meckling, W.
Bricley, J.A.
Resumo
Organizações Econômicas: é um nexo/conjunto de contratos, formais (escritos) ou informais (não escritos), estabelecidos entre os proprietários dos fatores de produção e os clientes.
Contratos: especificam os direitos e deveres dos agentes em uma transação. Determinam também os critérios de desempenho e as funções de ganho.
Instituições: são as normas estabelecidas por um contrato. Existem várias instituições em uma organização.
Transação: transferência de bens e/ou serviços entre duas partes. O principal objetivo é maximizar a utilidade de ambas as partes. Porém, nem sempre isso é possível devido ao conflito de interesses, gerando problemas de agência.
Dimensão das transações: 1 - especificidade do ativo transacionado (dinheiro/salário pago pelo proprietário, no caso); 2 - frequência/duração das transações; 3 – complexidade/incerteza; 4 - dificuldade de mensuração; 5 - conectividade entre as transações. Quando um ativo perde muito valor ao ser usado de uma maneira diferente à comum significa que ele é um ativo com alta especificidade e o contrário também é válido (sunk cost). E, quanto mais específico for um ativo maior será a taxa de juros de pegá-lo emprestado.
Eficiência: é um critério de avaliação da transação econômica. Se não estiver em ótimo de Pareto (não há como melhorar a situação de um agente sem prejudicar a de outro agente), a transação não é eficiente.
Problema de Agência: comportamento do gestor é diferente do comportamento que maximizaria a utilidade do proprietário. Este problema gera os custos de agência e, geralmente, é causado por alguma falha de mercado.
Custos de Agência: custos incorridos para alinhar o comportamento do agente ao interesse do principal, tentando assim garantir que os agentes