Análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico
1631 palavras
7 páginas
Em uma economia onde mudanças no gosto do consumidor, introdução de novos produtos e desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias acontecem em passo acelerado a cada dia, torna-se importante para empresas não apenas olhar ao seu resultado de curto prazo para operações em mercados atuais, mas preparar-se para mudanças que estão por vir, sejam elas em curto, médio e longo prazo. E a resposta a este cenário tem se traduzido na prática, por muitas organizações, por meio do estabelecimento de visões sofisticadas sobre o futuro, a incorporação de valores como Inovação e a adoção de ferramentas de gestão estratégica integrada, como o uso do alinhamento estratégico. Apesar disso, a prática mostra uma execução estratégica não materializada e muito focada em resultados de curto prazo. Gerenciar a estratégia e o futuro significa ter capacidade de execução de um alinhamento estratégico e gerenciamento de programas e projetos organizacionais para conseguir endereçar uma variedade ampla de oportunidades e ameaças que emergem de forma contínua.
As organizações vêm promovendo o alinhamento estratégico com maior ou menor intensidade, mesmo que de forma empírica e parcial. A metodologia e instrumentação da gestão são os principais promotores de alinhamento durante a etapa de implementação do processo de planejamento; e revelam a importância destes dois elementos no comprometimento das pessoas envolvidas no processo visando atingir as metas planejadas.
A essência da estratégia é manter as organizações competitivas em meio às descontinuidades, o que implica um processo de implementação dinâmico e que envolve a coordenação de múltiplas variáveis e períodos de tempo mais extensos do que os despendidos no processo de formulação.
O conceito de alinhamento estratégico vem ganhando força. O melhor desempenho inicia-se com maior o alinhamento, porém mostra lacunas, como “o que” e “como medir”, se analisar o processo ou o resultado, dentre outras. Com a