Resumo gestão da sala de aula
O objetivo desse texto é discutir o tema da gestão da sala de aula.
Inicialmente define a termo gestão. A autora a leva a compreender o que possa ser a sala de aula. Para ela a sala de aula será considerado como sendo qualquer espaço onde se processe ensino e aprendizagem sob orientação do professor. Muitos teóricos têm insistido na necessidade de ressignificação da sala de aula, que se amplia para além das quatro paredes, que a compõe.
Do “manejo de classe”...
A expressão ganha destaque no Brasil da década de 60, no período da escola tecnicista. Seria o controle efetivo da sala de aula, deixando um ambiente sadio e propicio aos alunos aprenderem, visando, com isso, a ordem e disciplina. Nesse novo modelo eram explicitados três tipos de manejos: Corretivo, Preventivo e o Educativo. No primeiro modelo, o corretivo, identificado com a pedagogia tradicional, e descartado por sua ênfase na punição. O segundo modelo, o preventivo, que se focava em não deixar os alunos cometerem infrações. O outro foi o terceiro modelo é o educativo, considerado o controle efetivo, exercido pela liderança democrática do professor, pelo seu poder de persuasão, pela estima e respeito mútuos entre professor e alunos, o que garantia cooperação franca e leal na execução dos trabalhos.
Resta ao professor exercer a sua liderança de forma democrática como acontece em uma escola que se pretende democrática também. A liderança democrática implica negociação, acordo, estabelecimento coletivo de normas, regras, padrões. Implica delegação de responsabilidades e atribuição de tarefas. O ensino por projetos, por exemplo, é uma metodologia que vem oferecendo ótimas oportunidades de aprendizagem a estudantes em qualquer nível de ensino, pela possibilidade de significação e contextualização.
A gestão da sala de aula
No momento atual, percebe-se que a educação no Brasil está em baixa, pois não conseguem criar