Resumo Gestalt
WERTHEIMER
KOFKA
KOHLER
“o todo é diferente da soma das partes”
Lei da pregnância: clareza, equilíbrio e harmonia da gestalt, dizendo que a organização de qualquer todo será tão boa quanto as condições vigentes.
Experiências unitárias: GESTALTEN.
Uma alteração em partes do todo altera necessariamente o todo em si
O todo é anterior às partes: quando nos deparamos com algo, nossa percepção se dá como um todo, e somente depois, decompomos esse todo em partes
Toda gestalt existe numa relação de “figura” que se destaca sobre o “fundo” mais geral.
A figura se forma mais claramente do que o fundo, isso é, possui uma estrutura mais perfeita e mais resistente à mudança.
Definir psicologia como o estudo da experiência imediata do organismo total
KURT LEWIN: idealizador da Teoria de Campo e o precursor da Dinâmica de Grupos
As pessoas só são compreendidas se vistas numa relação total com o ambiente que as cerca. A pessoa só se faz compreensível dentro do contexto total do qual se encontra
Princípio da contemporaneidade: nem os fatos psicológicos passados, nem os futuros, mas apenas aquela situação presente. Ou seja, somente o que existe concretamente pode ter efeitos. A influência da história prévia da pessoa é indireta.
Teoria de Campo é uma abordagem dinâmica de Psicologia, pois introduz o conceito de sistema como um conjunto de interações, de tal modo que uma mudança num dos elementos do sistema altera o sistema por inteiro. Os mesmos princípios são aplicáveis às relações de grupo.
O grupo é definido como uma entidade psicossociológica, que tem como características a INTERDEPENDÊNCIA e a UNIDADE.
Interdependência: interação, relacionamento entre as pessoas. Os elementos de um grupo atuam reciprocamente uns sobre os outros e o fazem juntos e de forma mais ou menos uniforme.
Um grupo deve ter INTERAÇÃO (quando uma pessoa afeta outra do mesmo grupo), havendo então uma reação a este efeito. Isso cria uma ESTRUTURA para o grupo