resumo Gestalt
A psicologia da forma
Gestalt é um termo alemão, que mais próximo em português significa forma ou configuração. Porém esses dois nomes não são utilizados em psicologia por não corresponder ao seu real significado. Essa tendência teórica possui uma teoria e uma base metodológica forte e consistente.
Ernest Mach e Christian Von Ehrenfels são considerados os mais diretos antecessores da psicologia da Gestalt. Seus sucessores Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka colaboraram para a construção da base da teoria.
Os gestaltistas buscavam compreender o que é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
A percepção
Os estudos sobre a percepção levaram os estudiosos a levantarem uma indagação a respeito da causa e efeito em relação ao estímulo e a resposta. O processo de percepção, para os gestaltistas, seria um intermédio entre o estimulo e a resposta.
Um ponto a se considerar é saber como o individuo percebe e o que ele percebe compreendendo o comportamentalismo, principio fundamental da compreensão do comportamentalismo
Há um impasse entre Gestalt e Behaviorismo em relação ao estudo do objeto da psicologia, pois embora ambas adotem o comportamento como seu objeto, este mo behaviorismo é estudado através da relação estímulo e resposta. Porém a teoria Gestalt estudando esse comportamento de forma isolada de um contexto mais amplo.
Com base na teoria do isomorfismo, na qual, uma unidade no universo, em que a parte esta sempre relacionada ao todo, pode ser compreendida que da mesma maneira, o comportamento deve ser encarado como um todo. Mas considerando os fatores que alteram a percepção do estimulo, ou seja, esta é um fenômeno norteado que busca a simetria, regularidade e fechamento dos pontos ou traços (elementos) que compõe uma figura.
Boa forma
Quando há um erro de percepção demonstra que naquelas condições ambientais dadas é mediatizada pela forma como interpretamos o conteúdo percebido. Então