resumo Geografia ciência da sociedade
CAPÍTULO 1
À GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA
Ao inicia o livro o autor retrata a dificuldade em estabelecer com precisão “o que é Geografia”, mais adiante fala um pouco sobre sua sistematização e dar pinceladas do que seria Geografia em cada período Histórico.
Depois apresenta definições para essa ciência, como: a “ ciência que faz a descrição da superfície terrestre”; “a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra” e a “ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza”. E aborda o problema da interdiciplinaridade, que gera crise em sua unidade, formando até disciplinas intermediárias e uma série de especializações.
Também nesse capítulo o caráter social da ciência Geográfica é discutido, cabendo a ela, estudar as relações entre a sociedade e a natureza, analisar a forma como a sociedade atua, criticando os métodos utilizados e indicando as técnicas e as formas sociais que melhor mantenham o equilíbrio biológico e o bem-estar social. Admitindo-a como uma ciência social, uma ciência da sociedade.
CAPÍTULO 2
AS IDÉIAS GEOGRÁFICAS NA ANTIGUIDADE
Nesse capítulo é relatado as contribuições e influências dos povos da antiguidade, para o conhecimento geográfico. Sendo eles: Os povos primitivos, que possuíam noções geográficas através de sua concepção de vida, cultura, já que usufluia da natureza para sobrevivência e tinham uma concepção religiosa voltada para o saber geográfico.
Os orientais , que desenvolveram o conhecimento empírico, estabeleceram estudos matemáticos que origem ao conhecimento sistemático do mundo. E posteriormente seus conhecimentos serviram de base para os gregos. Os gregos desenvolveram técnicas, aperfeiçoaram mapas, ocassionaram diversas discursões e difundiram a idéia da Terra esférica, levando a ciência moderna utilizar esse conhecimento básico.
E os romanos ao conquistar os gregos se apoderaram de seu conhecimento, deram