Resumo genética humana 1 cap
Conceitos Antigos: O interesse pela genética do comportamento surgiu nos seres humanos por volta de 8.000 a.C., com domesticação de cães, cavalos, camelos etc. Segundo Theognis VI a.C., sempre existiu uma preocupação com a escolha de bons genitores, mesmo com o critério de escolha nem sempre tivesse uma fundamentação correta, ou seja, um homem bom desejaria se casar com uma mulher má caso ela lhe trouxesse prosperidade; ou uma mulher não deixaria de se casar com um homem mau, claro se o mesmo fosse rico, a prosperidade confundiu a raça. Galton é considerado como o fundador da genética do comportamento; sobre a hereditariedade, os egípcios descreveram uma técnica para descoberta do sexo do bebê, entre a 8ª e a 10ª semana de gestação, a cada dia gotas de urinas da mulher eram colocadas em dois sacos, um de trigo e outro de cevada, se o trigo germinasse 1º seria menino, se fosse cevada menina, feito uma pesquisa por um Obstetra cerca de 80% dos resultados eram positivos.
Era Atual: De acordo com Mendel hoje em dia consideramos hereditário, aquilo que é condicionado por um determinado gene ou por uma anomalia cromossômica específica; as doenças hereditárias resultam de um gene mutante, já as doenças de predisposição genética não existe uma definição tão clara do fator genético, ou seja, parte do ambiente.
Biorrítimos e Multiplicação Celular: Os ritmos biológicos tem sido avaliados em associação com ritmos ambientais tais como os maris e os ritmos lunares e principalmente com alternância de dias e noites. Compõe um período de aproximadamente 24 hs nos animais e platas, noturnos diurnos. Existe vários microportadores ambientais nos ritmos circadianos, sendo a luz o mais importante deles, o som, a temperatura e a pressão atmosférica.
Regulação da Mitose: A mitose tem como uma de suas finalidades, o crescimento. Desde o Zigoto até o Neonato; o mecanismo que dispara a mitose é altamente complexo, porém é conhecido apenas parcialmente. A epiderme é o mecanismo