Resumo Gaby, uma história verdadeira
DISCIPLINA: Trabalho Pedagógico nos Diferentes Contextos Sociais
PROFESSORA: Neide Aparecida
ALUNO(S): Karoline Nunes
Gaby, uma história verdadeira
O filme conta a história verídica de Gabriela Brimmer, que nasceu com paralisia cerebral, na qual mexia só o pé esquerdo. Gaby nasceu em uma família tradicional, mas que aceitava-a como era. Desde pequena Gaby era cuidada por sua babá que se chamava Florência e foi quem descobriu um jeito da garota comunicar-se, mexendo seu pé, provando que sua condição não havia afetado seu cognitivo, mostrando ser uma menina inteligente.
Frequentou a escola para deficientes físicos, sempre acompanhado por Florência quer era como se fosse sua porta-voz. Lá Gaby conheceu Fernando, um amigo, que ao decorrer do tempo tornou-se seu namorado. Juntos rebelaram-se contra a escola de deficientes físicos, alegando que o ensino não era justo, por a professor ter aprovado todos os alunos por piedade, sendo que a maioria deles não havia aprendido muito coisa. Com isso, queriam cursar o secundário na escola pública regular.
Enquanto Gaby possuía total apoio de sua família, reconhecendo suas potencialidades, ficando ao seu lado em todos os momentos. Já a família de Fernando achava-o um incapaz, e não o apoiava e nem o compreendia. Tanto que no dia para o exame de admissão para a escola pública, a mãe de Fernando não levou-o para que ele pudesse realiza-lo. A garota entrou para a escola segundaria e provou sua capacidade, mesmo com suas limitações. Anos mais tarde, Gaby cursou alguns semestres do ensino Superior e conseguiu seu primeiro emprego. Já Fernando não teve a mesma oportunidade de desenvolvimento que Gaby, isso porque, não teve o apoio e estímulo da família, como a garota teve. No filme, percebe-se como a influência da família pode ser crucial na educação e desenvolvimento dos filhos.