Resumo Fundamentos do Grid Um workshop de design estrutural
UM WORKSHOP DE DESIGN ESTRUTURAL
Todo trabalho de design envolve a solução de problemas em níveis visuais/organizativos, em que elementos como figuras e símbolos, títulos, tabelas, campos de texto, devem se reunir para transmitir informações. O grid é uma maneira de unir esses elementos, eles podem ser soltos e orgânicos ou rigorosos e mecânicos. A história do grid faz parte da evolução de reflexões dos designers sobre o design, ele é uma resposta a problemas específicos de produção e comunicação. Entre outras coisas, o grid ajuda a resolver problemas de comunicação de alta complexidade. Primeiramente, o grid introduz ordem num layout; também permite que o designer diagrame uma grande quantidade de informações rapidamente, além de permitir vários colaboradores num projeto sem comprometimento da qualidade visual.
QUEBRANDO A PÁGINA
Um grid eficaz é aquele que destrincha cuidadosamente seu conteúdo, em termos de qualidades semânticas e visuais do espaço tipográfico. Este é norteado por uma série de relações das partes com o todo. Aa palavras juntas formam uma linha, não só de pensamento mas visual. É uma estrutura simples, mas dotada de movimento e direção. Uma linha após a outra cria um parágrafo que, conforme se alonga, se converte numa coluna. As colunas criam um ritmo de espaços. Os vazios entre os parágrafos, colunas e imagens orientam o movimento dos olhos pelo conteúdo, tanto quanto a massa de palavras.
Os alinhamentos entre massas e vazios formam ligações ou separações visuais. Ao quebrar o espaço no campo da composição, o designer envolve o observador o estimulando.
Uma composição passiva cria um campo de textura estática; introduzindo mudanças, formase um destaque que é percebido pela mente como algo importante; criar importância estabelece ordem entre os elementos da página, cada mudança introduz uma relação nova e as mudanças de ênfase na hierarquia são inseparáveis dos efeitos que provocam sobre o sentido do