Gestão da Qualidade - avaliação PNQ
Avaliação sob a ótica do PNQ do Dpto. de Veículos Importados da Volkswagen do Brasil Ltda.
Prof. Dr. Ricardo Machado
Ricardo Campos Barbero
1) Liderança
1.1) Governança Corporativa: 20 Pontos (nota máxima 40 pontos)
Reuniões pré-agendadas para troca de informações e definições de padrões de trabalho são constantemente canceladas, dificultando o estabelecimento de metas que hoje não são definidas.
Quando comparamos o Departamento ao de outras empresas, notamos que algumas dificuldades são inerentes do mercado onde está inserido, mas há alguns processos que auxiliariam em eventuais problemas de comunicações.
1.2) Exercício da Liderança: 10 Pontos (nota máxima 40 pontos)
A ausência das reuniões acima citadas e consequentemente, de informações por parte do principal executivo da área, faz com que falte alinhamento e a mobilização das forças de trabalho. Isso dificulta a obtenção de apoio das demais partes interessadas para o êxito das estratégias, a construção de parcerias e o alcance sustentado dos objetivos da organização.
Além das reuniões marcadas, há um Fone Conferência, marcada semanalmente para alinhamento de informações e sanar dúvidas da equipe de campo, que também não ocorre com a frequência que deveria.
As avaliações de engajamento da equipe servem como ferramenta para obtenção de feedback do clima organizacional e uma das poucas oportunidades de se discutir e criar um plano de ação para melhoria de processos.
A equipe é avaliada através de um processo 360º, onde o colaborador faz uma auto-avaliação e o gestor faz uma outra, onde, ao final, se obtem uma nota que deve ser discutida entre ambos.
1.3) Análise do desempenho da organização: 15 Pontos (nota máxima 15 pontos)
Além das avaliações de engajamento e 360º, onde são identificadas as necessiades da gestão e da equipe, são analisados os indicadores chaves de