resumo fisioterapia
Entretanto no século XIX os recursos fisioterápicos faziam parte da terapêutica médica, há registros no período compreendido entre 1879-1883. Em 1940 o médico Arthur Silva participou da criação do primeiro serviço de Fisioterapia da America do Sul, no hospital de misericórdia do Rio de Janeiro. Em São Paulo o médico Raphael Penteado de Barros fundou o departamento de eletricidade médica, hoje a considerada USP. Dez anos passados o médico Waldo Rollim de Moraes coloca o serviço de fisioterapia do instituto do Radium Arnaldo Vieira de Carvalho.
Na década de 30 Rio de Janeiro, São Paulo passou a possuir serviços de fisioterapia por médicos terapêuticos de forma integral baseando em recursos que outros médicos não ousavam buscar para aliviar as seqüelas de seus pacientes para que esses pudessem voltar a viver em sociedade.
Para o acesso do conhecimento cientifico as faculdades de medicina foram de grande utilidade para a pratica médica. Os conhecimentos dos cientistas Europeus sobre a fisiologia humana e o emprego crescente dos recursos hídricos, elétricos e térmicos. Criou-se a cultura definida não apenas físicas, mas também mentais e sensoriais.
Com a 2ª guerra mundial o Brasil teve um envolvimento direto com o envio de pracinhas em frente ao combate com os Aliados, diferente da 1ª guerra. O serviço da fisioterapia passou a ter sua importância na recuperação das seqüelas físicas de Guerra, nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro e outras do pais, conseqüentemente como a modernização dos serviços houve um aumento significativo da oferta e procura dos chamados médicos de reabilitação.
O primeiro curso de fisioterapia foi realizado na USC São Paulo em 1951,